Fluminense – História do clube, títulos e grandes ídolos
Author: Matheus Bastos
Last Updated: 27th outubro 2022
Fluminense Football Club é uma agremiação poliesportiva e cultural sediada no bairro de Laranjeiras, Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil, fundada em 21 de julho de 1902. É uma sociedade civil de caráter desportivo, que tem como principal atividade o futebol.
Um dos quatro grandes clubes do Rio de Janeiro, primeiro entre os doze maiores do Brasil a entrar em campo e a ostentar a palavra futebol no nome, o Fluminense é o clube que mais disputou campeonatos estaduais no Brasil, tendo sido a sua primeira participação em 1906 e a de 2018 a sua 114ª. Tendo campo de jogo anteriormente e construído em seu lugar o primeiro estádio, estrutura de cimento, da América Latina, ainda em 1919, abrigou os grandes jogos do futebol carioca e da Seleção Brasileira em seus primórdios, tendo sido apontado em 1949 pelo presidente da FIFA, Jules Rimet, como a organização esportiva mais perfeita do mundo, com a FIFA reconhecendo o seu gigantismo e pioneirismo, essa última uma característica marcante do clube, ao parabenizar o Fluminense por ocasião de seu aniversário de 112 anos.
Foi o seu Estádio de Laranjeiras a primeira sede da seleção nacional, onde ela permaneceu invicta em 18 jogos disputados entre 1914 e 1932, e onde conquistou os seus dois primeiros títulos relevantes, as edições da Campeonato Sul-Americano de Seleções, atual Copa América, de 1919 e 1922, sendo o Fluminense o clube que mais cedeu técnicos e comissões técnicas a Seleção Brasileira, com oito técnicos e 10 comissões cedidas até os dias atuais.
Também no primeiro título internacional relevante conquistado pela Seleção Brasileira no exterior, o Campeonato Pan-Americano de 1952 disputado no Chile, apenas dois anos após a traumática perda da Copa do Mundo de 1950, o Fluminense contribuiu com o seu técnico Zezé Moreira e com os jogadores Castilho, Pinheiro e Didi, titulares nas cinco partidas disputadas pela seleção canarinho, além de Bigode, no mesmo ano em que o Flu conquistaria a Copa Rio, tendo sido ainda representado por seus atletas em quatorze Copas do Mundo, fora os atletas e treinadores formados no Fluminense que serviram a Seleção após terem saído do Tricolor, entre os quais se destacam nomes como Telê Santana e Carlos Alberto Parreira, sem pcontar João Havelange, torcedor, ex-atleta e presidente de honra do Fluminense, que presidiria ainda a CBD e a FIFA.
Tabela de Conteúdos
Principais Títulos
O Fluminense é um gigante do cenário internacional, e por isso tem uma história recheada de títulos.
Como temos uma extensa lista, colocaremos apenas os dos últimos 15 anos.
- 2005 Taça Rio
- 2005 Troféu O DIA
- 2005 Taça 60 anos Rádio Tupi
- 2005 Taça 100 anos Rotary Club
- 2005 Troféu GOL DE PLACA
- 2005 Campeonato Carioca
- 2007 Copa do Brasil
- 2010 Troféu Osmar Santos
- 2010 Campeonato Brasileiro
- 2011 Troféu João Saldanha
- 2012 Campeonato Carioca
- 2012 Campeonato Brasileiro
- 2013 Troféu Nova Iguaçu
- 2016 Primeira Liga
- 2017 Taça Guanabara
- 2018 Taça Rio
- 2022 Campeonato Carioca
Principais Ídolos
O Fluminense Football Club foi casa de diversos jogadores importantíssimos na história do futebol.
Thiago Silva
Apelidado de Monstro pelos tricolores, Thiago Silva é idolatrado pela torcida, que não se esquece da dedicação do atleta, que sempre admitiu ser torcedor do clube carioca. O jogador teve passagens de sucesso por grandes clubes da europa, conquistando a champions league e ainda tendo grandes momentos com a camisa da seleção brasileira.
Conca
O Argentino chegou ao Fluminense em 2008 após uma discreta passagem pelo Vasco. Logo se tornou um dos destaques da campanha da Libertadores daquele ano, onde pela primeira vez o Tricolor chegou à decisão. Porém, foi na conquista do Brasileirão de 2010 que o meia entrou para o hall dos grandes nomes do clube, sendo o principal destaque do título.
Fred
Passou sete anos jogando pelo Fluminense, onde foi considerado ídolo pelo clube e a torcida. Jogou duas Copas do Mundo pela Seleção Brasileira, onde conquistou uma Copa América e uma Copa das Confederações, marcando dois gols na final. Além disso, Fred teve ótimos momentos jogando na europa, principalmente no Lyon da França, onde marcou gols e se consolidou como um ótimo centroavante.
Assis
Principal referência da geração que encantou o país nos anos 80 com a camisa tricolor, Assis passou a ser chamado de Carrasco Rubro-Negro, por sempre decidir os jogos finais contra o Flamengo. Ao lado de Washington formou o famoso casal 20
Telê Santana
Recebeu o apelido de ‘’Fio de Esperança’’ em um concurso popular. O motivo? Enquanto ele estava em campo, os tricolores tinham esperança na vitória. Jogador incansável, decidiu vários jogos nos minutos finais. Desempenhou funções táticas pioneiras para o seu tempo, como o “falso ponta”, que recua para armar o jogo e o quarto homem de meio de campo. Foi campeão pelo Fluminense como jogador e como técnico.
Washington
Ao lado de Assis, “o carrasco”, formou uma das duplas mais carismáticas e vitoriosas da história do clube. Era um dos principais artilheiros do time tricampeão e em sua vasta coleção de gols, alguns momentos antológicos, como o de bicicleta contra o Flamengo, ou driblando meio time, contra o Vasco. O carinho pelo jogador era tanto que, em 2009, a torcida tricolor se mobilizou e realizou no Maracanã a campanha Washington Day, que tinha como objetivo obter recursos para o ídolo realizar tratamento contra a esclerose lateral amiotrófica (ELA), doença neurodegenerativa e sem cura.