Como funciona a Serie A italiana?

A Série A é uma competição da liga criada para os melhores times do sistema de futebol italiano. Existe desde 1898, porém não tinha o nome de Serie A. A Série A é considerada uma das melhores ligas do mundo. A Itália tem uma reputação de ter equipes superiores em competições internacionais.

O primeiro campeonato italiano viria em 1898 em um único dia e, Genoa Cricket Athletic Club foi a fundação mais antiga, é o clube pioneiro do futebol italiano, sob a influência dos ingleses que, por razões de trabalho ou comércio, transitaram na Itália na área portuária de Gênova e nas áreas industrial e estudantil de Turim e Milão, jogadores estrangeiros eram numerosos nas várias equipes, sendo a grande maioria de origem inglesa e suíça. Nos primeiros dez anos e mais, o torneio foi disputado apenas por equipes do noroeste, a área economicamente mais avançada do país, somente em 1914 a Federação também envolveu as equipes do sul central, dando um sentido nacional ao torneio. Os primeiros torneios foram muito curtos, com um sistema de eliminação direta a partir de 1900. O campeonato foi estruturado de maneira mais completa com as rodadas regionais de qualificação, seguidas pelas meias-finais e finais nacionais.

Formato

Liga Serie A

A liga é composta por 20 equipes. A equipe com mais pontos após 38 partidas vence o campeonato, o título. As equipes jogam entre si duas vezes, em casa e fora em um formato de dois turnos.

As partidas são disputadas todo fim de semana durante toda a temporada, exceto quando há um intervalo programado para jogos internacionais, jogos que devem ser disputados ao longo da temporada. Normalmente, dois jogos são disputados nas noites de sábado, com um kickoff inicial e outro kickoff tardio. O resto das partidas são disputadas no domingo e na segunda-feira. Há jogos no meio da semana em períodos intermitentes ao longo da temporada, com nove partidas disputadas na quarta-feira à noite e o restante na quinta-feira.

Na primeira metade da temporada, chamada turno, as equipes se enfrentam uma vez, totalizando 19 partidas. Na segunda metade da temporada, chamada de returno, eles se enfrentam novamente na mesma ordem, mas com as situações em casa e fora de jogo invertidas.

Sistema de pontos

Três pontos são ganhos por vitória, um por empate e nenhum por derrota. Se duas equipes estão empatadas em pontos, seu histórico de confrontos entra em jogo. Se a diferença de gols ainda for a mesma depois disso, a diferença geral de gols de todos os jogos, então os gols marcados serão usados ​​para separá-los.

Quando mais de duas equipes compartilham o mesmo número de pontos, os pontos acumulados nas partidas entre as equipes são usados ​​para classificá-los. Em seguida, a diferença de meta é usada, se necessário. Se isso não for suficiente para o empate, a diferença de gols será usada durante toda a temporada e os gols serão marcados. Restrições adicionais raramente são necessárias além desse ponto.

Tabela Serie A

Os campeões e vice-campeões entram na Liga dos Campeões automaticamente. A equipe do terceiro lugar deve passar pela terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões antes de entrar na fase de grupos.

As equipes que terminam em quarto e quinto lugar vão para a Liga Europa. A equipe do sexto lugar também pode participar do torneio, mas apenas se os dois finalistas da Copa da Itália tiverem garantido o futebol europeu na temporada seguinte. Isso ocorre porque o vencedor desta competição tem direito a um lugar na Europa League, mas se ele já se classificou para a Europa, ele será o segundo colocado.

Promoção e rebaixamento

Os três clubes inferiores da Série A são rebaixados para a Série B – a próxima divisão abaixo da Série A. Esses clubes são substituídos pelas três equipes mais bem classificadas no final da temporada da Série B.

Quarenta pontos geralmente são suficientes para manter uma equipe na liga.

Curiosidades

O maior vencedor é a Juventus, com 35 campeonatos, seguido por Internazionale e Milan com 18, que formam a tríade com mais títulos, sendo estes três também, os clubes italianos com títulos de campeões da Liga dos Campeões da UEFA, competição que também teve como vice campeões, Fiorentina, Roma e Sampdoria.

Outros 13 clubes foram campeões italianos, 8 deles com pelo menos 2 títulos: Genoa (9), Torino, Bologna e Pro Vercelli (7), Roma (3), Lazio (3) Fiorentina e Napoli (2).

Turim (42) e Milão (36), são as cidades que concentram a maioria dos títulos.

O maior artilheiro de todos os tempos é Silvio Piola, com 274 gols. Piola jogou entre 1929 e 1943, com gols por quatro equipes diferentes, sendo 143 deles pela Lazio.

 

 

 

 

5 melhores goleiros da bundesliga

5 melhores goleiros da bundesliga >>

5 melhores goleiros da bundesliga
5 melhores defensores da bundesliga

5 melhores defensores da bundesliga >>

5 melhores defensores da bundesliga
5 melhores meios-de-campo da bundesliga

5 melhores meios-de-campo da bundesliga >>

5 melhores meios-de-campo da bundesliga
5 melhores atacantes da bundesliga

5 melhores atacantes da bundesliga >>

5 melhores atacantes da bundesliga
5 melhores meios-de-campo da PL

5 melhores meios-de-campo da PL >>

5 melhores meios-de-campo da PL
5 melhores defensores da Premier League

5 melhores defensores da Premier League >>

5 melhores defensores da Premier League