5 melhores treinadores da Serie A TIM

A avaliação dos melhores treinadores de cada liga é feita através do desempenho de seus clubes na temporada.

Maurizio Sarri

Ele não jogava futebol profissionalmente, participando como zagueiro e treinador amador enquanto trabalhava como banqueiro. Em 2005, ele teve seu primeiro emprego na Série B em Pescara. Em 2014, ele ganhou promoção para a Serie A com o Empoli, e depois de preservar o seu lugar na primeira divisão, foi contratado pelo Napoli. Ele ganhou vários prêmios individuais ao administrar o clube de Nápoles e, depois de terminar como vice-campeão da liga em 2017-18, mudou-se para o clube inglês Chelsea, onde venceu a UEFA Europa League em sua única temporada no clube, antes de retornar ao Itália com a Juventus em 2019. Atualmente ele treina a Lazio.

Stefano Pioli

Stefano Pioli é um técnico de futebol italiano e ex-jogador que atuou como zagueiro. Ele é o treinador principal da Serie A, clube AC Milan.

De 1999 a 2002, Pioli treinou o time de juniores do Bologna (ganhando um campeonato com o time de Allievi Nazionali), e do Chievo em 2002-03. Em 2003-04, ele foi nomeado como treinador principal da Serie B clube Salernitana. Ele se mudou para Modena, ainda da Série B, em 2004.

Após esse início de carreira, Pioli passou por bons times na Italia, chegando até o topo do futebol italiano como um dos melhores treinadores da liga. Chievo em 2010, Palermo e Bolonha em 2011, onde ficou até 2014, indo para a Lazio neste mesmo ano e ingressando em um considerado grande clube italiano. Após a Lazio, Pioli foi para a Internazionale em 2016 e saiu em 2017 para fiorentina. Após alguns acontecimentos, em 2019 o treinador resolveu aceitar a proposta do AC Milan e está treinando a equipe de milão desde então.

Simone Inzaghi

Simone Inzaghi, nascida em 5 de abril de 1976, é um ex-jogador de futebol italiano que atuou como atacante e é treinador da Lazio.

Ele jogou em vários clubes durante sua carreira profissional, incluindo Piacenza e Lazio (onde permaneceu por mais de uma década, sendo usado irregularmente e posteriormente enviado em vários períodos de empréstimo). Ele ganhou três jogos pela Itália, durante tantos anos.

Inzaghi começou a trabalhar como treinador em 2010, com os jovens da Lazio. Seis anos depois, ele foi nomeado para o primeiro time. Atualmente ele está como treinador da Inter de Milão.

Massimiliano Alegri

Massimiliano Allegri, nascido 11 de agosto de 1967, é um profissional italiano de futebol gestor e ex-jogador que é o treinador da Serie A clube Juventus.

Durante sua carreira de jogador, Allegri jogou na Série A como meio-campista com Pisa, Pescara, Cagliari, Perugia e Napoli. Em 2002, ele conquistou o título da Série D com o Aglianese, com quem se aposentou como jogador.

Depois de iniciar sua carreira administrativa em 2003 com vários times italianos menores, Allegri ajudou Sassuolo a ganhar a promoção à Série B pela primeira vez em sua história, vencendo o campeonato da Série C1 e a SuperTaça no mesmo ano. De 2008 a 2010, ele treinou o Cagliari na Série A, levando-o ao melhor resultado na Série A em quase 15 anos. Suas atuações como técnico do Cagliari valeram-lhe a transferência para o AC Milan em 2010, onde permaneceu até janeiro de 2014; Ele ganhou um Scudetto em 2010-11, o primeiro do Milan desde 2004, e um título da Supercoppa Italiana em 2011. Entre 2014 e 2019, Allegri comandou a Juventus, com a qual conquistou onze troféus: cinco títulos consecutivos (de 2015 a 2019), quatro títulos da Coppa Itália consecutivos (de 2015 a 2018) e dois títulos da Supercoppa Italiana (2015 e 2018); ele também alcançou duas finais da Liga dos Campeões da UEFA (2015 e 2017). Ele voltou para a Juventus em 2021, após dois anos longe da gestão.

José Mourinho

José Mário dos Santos Mourinho Félix, é um treinador profissional Português de futebol e ex-jogador que é o atual treinador da Serie A club Roma. Ele é amplamente considerado um dos maiores treinadores de todos os tempos.

Depois de uma carreira sem intercorrências como meio-campista nas ligas portuguesas, Mourinho passou a ser treinador, primeiro como intérprete de Sir Bobby Robson no Sporting CP e Porto, antes de obter sucesso como adjunto no Barcelona sob Robson e seu sucessor, Louis van Gaal. Depois de impressionar com breves passagens pelo Benfica e União de Leiria, Mourinho voltou ao Porto como treinador em 2002, vencendo a Primeira Liga duas vezes, a Taça de Portugal, a Taça UEFA e a UEFA Champions League, O primeiro título europeu do Porto desde 1987. Esse sucesso valeu-lhe uma transferência para a Inglaterra pelo Chelsea em 2004, onde conquistou dois títulos da Premier League, uma FA Cup e duas Taças da Liga nas três temporadas no clube, antes de partir em 2007 em meio a relatos de desentendimentos com o proprietário do clube Roman Abramovich.

Em 2008, Mourinho ingressou no clube italiano Inter de Milão, onde venceu a Série A duas vezes, incluindo uma tripla europeia da Série A, a Coppa Itália e a Liga dos Campeões da UEFA em 2010, a primeira vez de um clube italiano. Isso o tornou um dos cinco técnicos a vencer a Copa da Europa com dois clubes, e, no final daquele ano, rendeu-lhe o primeiro Técnico do Ano da FIFA. Mourinho então se mudou para o Real Madrid, onde venceu a La Liga em 2011-12 com uma contagem recorde de pontos, tornando-se o quinto técnico a ganhar títulos da liga em quatro países. Ele também ganhou uma Copa del Rey e uma Supercopa de España.

Mourinho deixou o Real Madrid em 2013 e voltou ao Chelsea, onde conquistou outro título da liga e a Copa da Liga, mas foi demitido em 2015 após uma série de resultados ruins. Em 2016, Mourinho foi nomeado para o Manchester United e venceu a UEFA Europa League, a Taça da Liga e a FA Community Shield em sua primeira temporada. Em 2018, depois que o Manchester United sofreu uma série de resultados ruins na liga, ele foi demitido. Em 2019, ele se tornou gerente do Tottenham Hotspur, e foi demitido em 2021, marcando a primeira vez que ele deixou um clube sem ganhar um troféu desde 2002. Ele logo foi contratado pela Roma.