Como funciona a bundesliga?

Enquanto o futebol era organizado em outras grandes nações européias do futebol antes da Segunda Guerra Mundial em ligas profissionais nacionais, como desde 1888 na Inglaterra e desde o final da década de 1920 na Espanha e ItáliaNa Alemanha, havia uma grande diferença de desempenho entre as principais equipes e o resto da liga em equipes espalhadas pela Alemanha. Como resultado, os jogadores que faltavam nos jogos da liga não eram mais competitivos internacionalmente e os clubes espanhol ou italiano dominavam a Copa da Europa. Ao criar a Bundesliga como a divisão mais alta do país, com um elenco forte significativamente mais uniforme, o nível geral de desempenho deve ser aumentado.

Na Alemanha Ocidental, após a Segunda Guerra Mundial, eles discutiram novamente sobre a introdução de uma liga profissional nacional. Um forte defensor dessa idéia foi Franz Kremer, então presidente do 1. FC Cologne, que em 1949 era o presidente do sindicato da Bundesliga e do futebol profissional. Como antes da guerra, as associações nacionais eram contra a idéia de uma Bundesliga. O DFB também tinha grandes reservas quanto à conciliação entre competição esportiva e economia de mercado. Muitos críticos temiam que os clubes fossem insolventes. Assim, também falhou uma primeira tentativa de fundar a Bundesliga no extraordinário DFB Bundestag 1958 em Frankfurt. Nos anos seguintes, no entanto, Kremer encontrou no treinador nacionalSepp Herberger e o presidente da DFB, Hermann Neuberger, importantes advogados. Neuberger sugeriu, em 1962, algumas semanas após a seleção alemã na Copa do Mundo no Chile foi eliminado nas quartas de final, novamente criando uma única divisão antes. Em 28 de julho de 1962, os delegados das federações estaduais decidiram pelo DFB Bundestag no salão de ouro do Dortmund Westfalenhalle finalmente com 103: 26 votos a introdução da Bundesliga para a temporada de 1963/64.

A Bundesliga é composta por duas divisões: a 1. Bundesliga (embora raramente seja referida com o Primeiro prefixo) e, abaixo disso, a 2. Bundesliga (2ª Bundesliga), que é o segundo nível do futebol alemão desde 1974. Os Bundesligen (plural) são ligas profissionais. Desde 2008, a 3. Liga (3ª Liga) na Alemanha também é uma liga profissional, mas não pode ser chamada de Bundesliga porque a liga é administrada pela Federação Alemã de Futebol (DFB) e não, como são os dois Bundesligen, pelo Liga Alemã de Futebol (DFL).

Formato

O campeão de futebol alemão é decidido estritamente pelo jogo na Bundesliga. Cada clube joga com todos os outros clubes uma vez em casa e outra vez fora. Originalmente, uma vitória valia dois pontos, com um ponto para empate e nenhum para derrota. Desde a temporada 1995-96, uma vitória vale três pontos, enquanto um empate permanece um único ponto, e zero pontos são dados por uma perda. O clube com mais pontos no final da temporada se torna campeão alemão. Atualmente, os quatro melhores clubes da tabela se classificam automaticamente para a fase de grupos da UEFA Champions League. As duas equipes na parte inferior da tabela são rebaixadas para a 2. Bundesliga, enquanto as duas principais equipes da 2. Bundesliga são promovidas. O 16º colocado e o 3 colocado da 2. Bundesliga disputam uma partida de desempate com duas pernas. O vencedor deste jogo disputará a próxima temporada na Bundesliga e o perdedor na 2. Bundesliga.

Se as equipes estiverem empatadas, os desempates serão aplicados na seguinte ordem:

  1. Diferença de golos para toda a temporada
  2. Total de gols marcados para toda a temporada
  3. Resultados frente a frente (total de pontos)
  4. Gols confronto direto
  5. Gols de confrontos diretos marcados
  6. Total de gols marcados durante toda a temporada

Se dois clubes ainda estiverem empatados após a aplicação de todos esses desempates, uma única partida será realizada em um local neutro para determinar a colocação. No entanto, isso nunca foi necessário na história da Bundesliga.

Qualificação para competições europeias

1º, 2º, 3º e 4º lugar: fase de grupos da UEFA Champions League

5º lugar: Fase de grupos da Liga Europa

6º lugar: Terceira pré-eliminatória da Liga Europa

Até a temporada 2016-17, um lugar adicional na Liga Europa também poderia ser concedido pelo mecanismo do UEFA Fair Play. Esta regra foi mantida a partir da Copa da UEFA. A última equipeda Bundesliga a entrar na Copa da UEFA através da regra do fair play foi o Mainz 05 em 2005-2006.

Vencedor DFB-Pokal (Copa da Alemanha): Qualifica-se para a fase de grupos da UEFA Europa League, independentemente da posição da liga.

Curiosidades

No total, 43 clubes venceram o campeonato alemão, incluindo títulos conquistados antes do início da Bundesliga e os do Oberliga da Alemanha Oriental. Os campeões recordes são o Bayern de Munique com 28 títulos, [59] à frente do BFC Dynamo Berlin com 10 (todos na Alemanha Oriental) e 1. FC Nürnberg com 9.

Os 12 clubes seguintes venceram a Bundesliga: Bayern de Munique (28 títulos), Borussia Mönchengladbach e Borussia Dortmund (5), Werder Bremen (4), Hamburger SV e VfB Stuttgart (3), 1. FC Köln e FC Kaiserslautern (2), TSV 1860 Munique, Eintracht Braunschwei, 1. FC Nürnberg e VfL Wolfsburg (1). Nenhum clube da antiga Alemanha Oriental ou Berlim venceu a Bundesliga.

 

5 melhores goleiros da bundesliga

5 melhores goleiros da bundesliga >>

5 melhores goleiros da bundesliga
5 melhores defensores da bundesliga

5 melhores defensores da bundesliga >>

5 melhores defensores da bundesliga
5 melhores meios-de-campo da bundesliga

5 melhores meios-de-campo da bundesliga >>

5 melhores meios-de-campo da bundesliga
5 melhores atacantes da bundesliga

5 melhores atacantes da bundesliga >>

5 melhores atacantes da bundesliga
5 melhores meios-de-campo da PL

5 melhores meios-de-campo da PL >>

5 melhores meios-de-campo da PL
5 melhores defensores da Premier League

5 melhores defensores da Premier League >>

5 melhores defensores da Premier League