5 melhores treinadores da Bundesliga

A avaliação dos melhores treinadores de cada liga é feita através do desempenho de seus clubes na temporada.

Christian Streich

Christian Streich, nascido em 11 de junho de 1965, é um ex-jogador de futebol alemão e atual treinador do SC Freiburg da Bundesliga. Em 29 de dezembro de 2011, ele foi nomeado treinador após a libertação do ex-treinador, Marcus Sorg. Devido ao seu sucesso imediato no clube e sua enigmática e, muitas vezes, personalidade enérgica, Streich foi chamado de “figura cult”, “firebrand” e “filósofo do futebol”.

Na atual temporada, Streich faz o Freiburg brigar entre os grandes por uma vaga em competição europeia e vem  impressionando com o desempenho de sua equipe e resultados nas partidas do campeonato alemão.

Marco Rose

Marco Rose, nascido em 11 de setembro de 1976, é um treinador de futebol alemão e ex-jogador de futebol profissional. Ele é o atual treinador do Borussia Dortmund.

Rose iniciou sua carreira como assistente técnico e jogador do segundo time de Mainz na temporada 2010-11. Na temporada 2012–13, ingressou no Leipzig, mas rescindiu o contrato após uma temporada.

Rose ingressou na equipe sub-16 do RB Salzburg na temporada 2013-14. Quando o treinador dos Sub-18, Thomas Letsch, ingressou no FC Liefering, Rose o sucedeu como treinador dos Sub-18. A equipe venceu o campeonato austríaco de sub-18 em sua primeira temporada e a Liga Europa Sub-19 de juventude em abril de 2017, vencendo o Benfica Lissabon por 2 a 1 na final.

Para a temporada 2017-18, Rose sucedeu a Oscar Garcia como treinador do RB Salzburg. Em sua primeira temporada, o time venceu o campeonato austríaco e chegou às meias-finais da Liga Europa, derrotando times como Borussia Dortmund e Lazio. A final da copa da Áustria contra Sturm Graz foi perdida. Na segunda temporada, o RB Salzburg começou a liga com dez vitórias, o que quebrou o recorde anterior da liga. Na Liga Europa, chegaram às quartas de final contra o Napoli. Rose nunca perdeu um jogo em casa durante seu mandato como treinador do Salzburg.

Para a temporada 2019-20, Rose ingressou no Borussia Mönchengladbach, ele chegou a liderar o campeonato alemão parcialmente.

Atualmente, Marco é o treinador do Borussia Dortmund.

Julian Nagelsmann

Julian Nagelsmann, nascido em 23 de julho de 1987, é um treinador de futebol profissional alemão, que atualmente administra o Bayern de Munique.

Nagelsmann jogou em nível juvenil em 1860 em Munique e Augsburgo, antes que lesões persistentes no joelho terminassem sua carreira no nível Sub-19. Ele cursou Administração de Empresas na universidade por quatro semestres, até se transferir para a Sports Science. Depois, ele passou a treinar, retornando ao antigo clube Augsburg, onde trabalhou brevemente com Thomas Tuchel.

Nagelsmann foi nomeado treinador do Hoffenheim em 1899 em 27 de outubro de 2015. Ele deveria começar seu mandato no início da temporada 2016–17. Ele recebeu um contrato de três anos. Na época de sua nomeação, Nagelsmann tinha 28 anos e era o gerente mais jovem da história da Bundesliga.

No Hoffenheim, Nagelsmann permaneceu até o fim da temporada de 2018-19, assinando com o RB Leipzig no Fim. Atualmente Julian é o treinador do Bayern de Munique.

Gerardo Seoane

Gerardo Seoane Castro é um profissional de futebol suíço como treinador e ex-jogador que está no comando do clube alemão Bayer Leverkusen.

Seoane foi nomeado o treinador dos Super League campeões Young Boys em 2 de Junho de 2018. Seoane, de 39 anos, foi considerado uma surpresa escolher para ter sucesso Adi Hütter como treinador, apesar guiando FC Luzern ao terceiro lugar na Super League no seu primeiro trabalho de gerenciamento completo. Ao assumir o papel de treinador do Young Boys, Seoane prometeu continuar com o estilo de jogo de Hütter e manter a equipe de bastidores no lugar.
Em sua primeira temporada no cargo, ele levou o clube à conquista do 13º título da liga e ajudou o clube a se classificar para a fase de grupos da Liga dos Campeões da UEFA pela primeira vez na história do clube. Em sua segunda temporada, Seaone levou o clube a uma dobradinha doméstica, conquistando o 14º título da liga (o terceiro consecutivo) e o sétimo título da copa e o primeiro em 30 anos.

Atualmente, Seoane está em um desafio no Bayer Leverkusen de levar o clube às glórias europeias.

Van Bommel

Mark Peter Gertruda Andreas van Bommel é um técnico de futebol holandês e ex-jogador que atuou como meio-campista. Ele é o treinador do clube alemão VfL Wolfsburg.

Ele jogou na Holanda, Espanha, Alemanha e Itália. Durante sua estada na Alemanha pelo Bayern de Munique, ele fez história no clube, tornando-se o capitão titular fora da Alemanha.

Van Bommel venceu a Liga dos Campeões da UEFA de 2005-06 com o Barcelona e fez parte da seleção da Holanda que terminou como vice-campeã da Copa do Mundo da FIFA 2010. O seu perfil no Campeonato do Mundo FIFA descreve-o como “uma máquina de botes e um vencedor de bolas experiente, mas também ostenta uma excelente gama de passes e um chute poderoso, tendo sido um especialista em faltas durante os seus dias no PSV”. Durante este período, ele liderou a equipe a dois títulos da Bundesliga e terminou em vice-campeão na final da Liga dos Campeões da UEFA de 2010.

Como treinador, Van Bommel começou no profissional do PSV Eindhoven, tendo saído de lá e ido 2 anos depois para o Wolfsburg, que é onde está no momento fazendo uma boa temporada.