5 melhores treinadores da La Liga

A avaliação dos melhores treinadores de cada liga é feita através do desempenho de seus clubes na temporada.

Carlo Ancelotti

Carlo Ancelotti Cavaliere é um gerente de futebol profissional italiano e ex-jogador que dirige o Real Madrid.

Ancelotti é um dos únicos três treinadores que venceram a UEFA Champions League três vezes (duas vezes com o Milan e uma com o Real Madrid), e um dos dois únicos a ter dirigido times em quatro finais. Ele venceu a Copa do Mundo de Clubes da FIFA duas vezes, comandando o Milan e o Real Madrid. Ancelotti também é uma das sete pessoas que ganharam a Copa da Europa ou a Liga dos Campeões como jogador e treinador. Ele é considerado um dos melhores e mais bem-sucedidos administradores de todos os tempos.

Apelidado de Carletto, Ancelotti jogou como meio-campista e começou sua carreira no clube italiano Parma, ajudando o clube na promoção da Série B em 1979. Ele se mudou para a Roma na temporada seguinte, onde ganhou um título da Série A e quatro títulos da Coppa Itália, e também jogou pelo Milan do final dos anos 1980, com o qual conquistou dois campeonatos e duas Copas da Europa, entre outros títulos. A nível internacional, jogou pela seleção italiana em 26 ocasiões, marcando uma vez, e apareceu em duas Copas do Mundo da FIFA, terminando em terceiro lugar na edição de 1990 do torneio, bem como a UEFA Euro 1988, onde ajudou o seu país a chegar às semifinais.

Como técnico, trabalhou para Reggiana, Parma, Juventus, Milan, Chelsea, Paris Saint-Germain, Real Madrid, Bayern de Munique, Napoli e Everton e conquistou títulos nacionais na Itália, Inglaterra, França, Espanha e Alemanha.

Diego Simeone

Diego Pablo Simeone González, nascido em 28 de abril de 1970, também conhecido como El Cholo, é um treinador de futebol argentino e ex-jogador, que jogou como meio-campista e é o treinador do Atlético de Madrid. Simeone é frequentemente considerado uma figura lendária na história do Atlético de Madrid, devido às suas conquistas como jogador e treinador com eles.

Como treinador, Simeone treinou os times argentinos Racing Club, Estudiantes de La Plata, River Plate, San Lorenzo e italiano Catania antes de ingressar no clube espanhol Atlético Madrid em 2011. Ele venceu a Primera División argentina, tanto com o Estudiantes quanto o River Plate, e teve o maior sucesso gerencial no Atlético de Madrid, vencendo a La Liga, a Copa del Rey, duas Ligas Europa da UEFA, duas Supertaças da UEFA e também vice-campeão da UEFA Champions League duas vezes.

Julian Lopetegui

Julen Lopetegui, nascido em 28 de agosto de 1966, é um ex-jogador de futebol espanhol que atuou como goleiro e é o treinador do Sevilla FC.

Ele jogou 149 jogos na Liga por 11 temporadas, participando da competição pelo Real Madrid, Logroñés, Barcelona e Rayo Vallecano. Ele marcou 168 partidas na Segunda Divisão com três clubes e representou a Espanha na Copa do Mundo de 1994.

Lopetegui começou a trabalhar como treinador em 2003 e passou vários anos no comando das equipes juvenis da Espanha, liderando os times sub-19 e sub-21 em títulos europeus. Ele também foi técnico da equipe profissional por dois anos, sendo demitido antes do início da Copa do Mundo de 2018, após o anúncio de seu acordo para se juntar ao Real Madrid após o torneio.

No caso de clubes, Lopetegui treinou o Rayo Vallecano, Real Madrid B, Porto, Real Madrid e atualmente é do Sevilla.

Unau Emery

Unai Emery Etxegoien é um espanhol de futebol treinador e ex-jogador que é o treinador da La Liga clube Villarreal.

Depois de uma carreira jogando principalmente na Segunda Divisão da Espanha, Emery passou a ser treinador após se aposentar em 2004. Ele começou no Lorca Deportiva, onde foi promovido à Segunda Divisão em sua primeira temporada. Em seguida, ingressou no Almería, que o levou à promoção à La Liga pela primeira vez na história do clube. Posteriormente, ele se mudou para Valência, levando a equipe aos três primeiros lugares. Depois de deixar o Valência, ele treinou o Spartak Moscou por seis meses, antes de se mudar para o Sevilla em 2013.

Em Sevilla, Emery venceu três Campeonatos Europeus consecutivos sem precedentes e mudou-se para o clube francês Paris Saint-Germain em 2016. Lá, ele ganhou um título da Ligue 1, dois títulos da Coupe de France, dois Coupe de la Ligues e dois Trophée des Champions, que incluiu um quádruplo doméstico em sua segunda temporada. Após o termo do seu contrato, Emery foi nomeado treinador do clube Inglês Arsenal em 2018, sucedendo Arsène Wenger. Ele terminou a Liga Europa como vice-campeão em sua primeira temporada, antes de ser demitido em novembro de 2019 após uma série de maus resultados. Ele foi contratado pelo Villarreal em julho de 2020, onde venceu a Liga Europa em sua primeira temporada.

Imanol Alguacil

Imanol Alguacil Barrenetxea (nascido em 04 de julho de 1971), conhecida simplesmente como Imanol como jogador, é um ex-jogador que jogou como lateral-direito e é o atual treinador da Real Sociedad.

Ele jogou 121 partidas na La Liga ao longo de nove temporadas (oito gols marcados), representando o Real Sociedad e o Villarreal. Em 2014, ele começou a trabalhar como treinador, com uma passagem de quatro anos na Real Sociedad B, seguida por uma curta passagem pela equipe sênior do clube na primavera de 2018, função que foi convidado a assumir novamente no inverno do mesmo ano.