5 melhores treinadores da Ligue 1

A avaliação dos melhores treinadores de cada liga é feita através do desempenho de seus clubes na temporada 2019-20.

Thomas Tuchel

Thomas Tuchel, nascido em 29 de agosto de 1973, é um treinador de futebol profissional alemão e ex-jogador. Ele é o treinador na Ligue 1 clube Paris Saint-Germain.

Nascido em Krumbach, a carreira de jogador de Tuchel terminou aos 25 anos, como resultado de uma lesão crônica na cartilagem do joelho. Em 2000, iniciou sua carreira de treinador, trabalhando para as equipes de jovens do VfB Stuttgart por cinco anos. Em 2009, após um bem-sucedido período de um ano no FC Augsburg II, ele foi contratado pelo recém-promovido clube da Bundesliga, Mainz 05.

Tuchel guiou Mainz para a estabilidade da liga durante suas cinco temporadas no clube e ganhou aplausos por sua marca de futebol energético e ofensivo. Ele também cultivou a reputação de se concentrar na promoção de jogadores jovens. Ele deixou o clube em 2014 como resultado de disputas financeiras e, em 2015, foi nomeado no clube alemão Borussia Dortmund, onde venceu o DFB-Pokal antes de ser demitido em 2017.

Ele foi nomeado no clube francês Paris Saint-Germain em 2018, onde conquistou o título da liga em sua temporada de estréia.

André Villas-Boas

Luís André de Pina Cabral e Villas-Boas, nascido em 17 de outubro de 1977, conhecido como André Villas-Boas, é um treinador de futebol português, atualmente gerente do clube da Ligue 1 Marselha. Ele é um de um número crescente de treinadores de alto nível que nunca jogaram futebol profissionalmente.

Os destaques de sua carreira incluem uma temporada invicta de 2010–11 na Primeira Liga com o Porto, conquistando quatro troféus e se tornando o mais jovem técnico a vencer um título europeu no processo, ajudando o Tottenham a conquistar o recorde de 72 pontos na Premier League durante a temporada 2012–13 (os pontos mais altos para uma equipe terminar fora dos quatro primeiros na época) e três troféus durante a sua passagem pelo Zenit, alcançando o quinto título da liga na história do clube.

Em 28 de maio de 2019, Villas-Boas assinou um contrato de dois anos para ser o novo treinador do Marselha.

Paulo Sousa

Paulo Manuel Carvalho de Sousa, nascido em 30 de agosto de 1970, é um ex-jogador de futebol português que jogou como meia defensivo e é treinador do clube francês FC Girondins de Bordeaux.

Começando a sua carreira no Benfica, ele também representou o Sporting no seu país, onde acumulou 117 partidas na Primeira Liga e três gols em cinco anos. A partir daí ele competiu principalmente na Itália e na Alemanha, vencendo a Liga dos Campeões com a Juventus e o Borussia Dortmund e a Copa Intercontinental com a última equipe. Sua carreira posterior foi severamente dificultada por lesões.

Sousa começou a trabalhar como gerente, juntando-se à equipe técnica da seleção nacional de Portugal, assumindo o comando dos menores de 16 anos e, no verão de 2008, foi nomeado assistente do treinador da primeira equipe.

Paulo passou por Queens Park Rangers, Swansea City, Leicester City, Videoton, Maccabi Tel Aviv, Basel, Fiorentina e Tianjin Quanjian antes de chegar ao Bordeaux.

Sousa tornou-se o terceiro treinador da temporada do FC Girondins de Bordeaux em 8 de março de 2019, depois de Gus Poyet e Ricardo Gomes, assinarem um contrato de três anos e meio.

Stéphane Moulin

Stéphane Moulin, nascido em 4 de agosto de 1967, é um treinador de futebol profissional francês e ex-jogador. Ele está atualmente no comando da Ligue 1 do clube Angers.

Após sua aposentadoria em 1997, Moulin foi nomeado treinador da Châtellerault, cargo que ocupou por oito temporadas. No início da temporada 2005-06, ele foi contratado pelo seu antigo clube, Angers, para gerenciar a equipe de reservas. Inicialmente, ele compartilhou a posição com Gilles Kerhuiel, mas continuou sozinho depois que Kerhuiel saiu em 2006 para continuar sua carreira de jogador. No verão de 2011, Moulin foi promovido a gerente de equipe principal e segue nela desde então. Hoje ele faz uma boa campanha no campeonato francês, o que lhe rende um lugar na lista.

Claude Puel

Claude Puel Jacques, nascido 02 de setembro de 1961, é um francês treinador de futebol e ex-jogador, que atualmente está a cargo de Saint-Étienne. Ele passou toda a sua carreira jogando no AS Monaco, antes de se tornar treinador do clube, levando-os ao título da liga em sua primeira temporada completa no comando. Ele também dirigiu Lille, Lyon e Nice na Ligue 1, e Southampton e Leicester City na Premier League da Inglaterra.

Em 4 de outubro de 2019, Puel foi nomeado novo treinador da AS Saint-Étienne e faz uma boa temporada com o clube.

Os maiores clubes da Espanha

Os maiores clubes da Espanha >>

Os maiores clubes da Espanha
Os maiores clubes da alemanha

Os maiores clubes da alemanha >>

Os maiores clubes da alemanha
Os maiores clubes da Inglaterra

Os maiores clubes da Inglaterra >>

Os maiores clubes da Inglaterra
Os maiores clubes da Itália

Os maiores clubes da Itália >>

Os maiores clubes da Itália
5 melhores treinadores da Serie A TIM

5 melhores treinadores da Serie A TIM >>

5 melhores treinadores da Serie A TIM
5 melhores treinadores do Brasil

5 melhores treinadores do Brasil >>

5 melhores treinadores do Brasil