5 melhores treinadores da La Liga

A avaliação dos melhores treinadores de cada liga é feita através do desempenho de seus clubes na temporada 2019-20.

Zidane

Zinedine Yazid Zidane, nascido 23 de junho de 1972, popularmente conhecido em francês como Zizou, é um ex-profissional francês de futebol jogador que jogou como meia-atacante. Ele é o atual treinador do Real Madrid, clube da Liga. Amplamente considerado como um dos maiores jogadores de todos os tempos, Zidane era um craque de elite conhecido por sua elegância, visão, passe, controle de bola e técnica. Ele recebeu muitos elogios individuais como jogador, inclusive sendo nomeado Jogador do Ano da FIFA em 1998, 2000 e 2003, e ganhou a Bola de Ouro de 1998. Ele foi eleito Jogador do Ano da Ligue 1 em 1996, Jogador de Futebol da Série A em 2001 e Melhor Jogador Estrangeiro da La Liga em 2002.

Em junho de 2014, o Real Madrid anunciou que Zidane seria o treinador da equipe B do Real Madrid, o Real Madrid Castilla. Após quase dois anos no time B, Zidane recebeu a notícia que treinaria a equipe principal após a demissão de Rafa Benítez.

Como treinador, Zidane venceu uma La Liga, uma supercopa da espanha, três ligas dos campeões, supertaças da espanha e dois mundiais de clubes.

Ernesto Valverde

Ernesto Valverde Tejedo, nascido em 9 de fevereiro de 1964, é um jogador de futebol espanhol aposentado e atual treinador, que jogou como atacante. Ele é o treinador do FC Barcelona desde junho de 2017.

Em dez temporadas, acumulou 264 jogos e 68 gols na Liga, somando 55 partidas e nove gols na Segunda Divisão. Ele jogou por seis equipes em uma carreira profissional de 14 anos, incluindo Espanyol, Barcelona e Athletic Bilbao.

Valverde mais tarde passou a ter um período extenso como técnico, incluindo o cargo de todos os clubes. Ele venceu 5 títulos com o Olympiacos, uma supercopa da espanha com o Bilbao e 4 títulos com o Barcelona, clube atual.

Ele já comandou o Atlético Bilbão, Espanyol, Olympiacos, Villareal, Valência e Barcelona, com algumas passagens repetidas em Bilbao.

Diego Simeone

Diego Pablo Simeone González, nascido em 28 de abril de 1970, também conhecido como El Cholo, é um treinador de futebol argentino e ex-jogador, que jogou como meio-campista e é o treinador do Atlético de Madrid. Simeone é frequentemente considerado uma figura lendária na história do Atlético de Madrid, devido às suas conquistas como jogador e gerente com eles.

Como treinador, Simeone treinou os times argentinos Racing Club, Estudiantes de La Plata, River Plate, San Lorenzo e italiano Catania antes de ingressar no clube espanhol Atlético Madrid em 2011. Ele venceu a Primera División argentina, tanto com o Estudiantes quanto o River Plate, e teve o maior sucesso gerencial no Atlético de Madrid, vencendo a Liga, a Copa del Rey, duas Ligas Europa da UEFA, duas Supertaças da UEFA e também vice-campeão da UEFA Champions League duas vezes.

Julian Lopetegui

Julen Lopetegui, nascido em 28 de agosto de 1966, é um ex-jogador de futebol espanhol que atuou como goleiro e é o treinador do Sevilla FC.

Ele jogou 149 jogos na Liga por 11 temporadas, participando da competição pelo Real Madrid, Logroñés, Barcelona e Rayo Vallecano. Ele marcou 168 partidas na Segunda Divisão com três clubes e representou a Espanha na Copa do Mundo de 1994.

Lopetegui começou a trabalhar como treinador em 2003 e passou vários anos no comando das equipes juvenis da Espanha, liderando os times sub-19 e sub-21 em títulos europeus. Ele também foi técnico da equipe profissional por dois anos, sendo demitido antes do início da Copa do Mundo de 2018, após o anúncio de seu acordo para se juntar ao Real Madrid após o torneio.

No caso de clubes, Lopetegui treinou o Rayo Vallecano, Real Madrid B, Porto, Real Madrid e atualmente é do Sevilla.

Gaizka Garitano

Gaizka Garitano Aguirre, nascido em 9 de julho de 1975, é um jogador de futebol espanhol aposentado que jogou como meio-campista e é o treinador do Athletic Bilbao.

Ao longo de 11 temporadas, acumulou 315 partidas e 37 gols na Segunda División, principalmente no Bilbao Athletic e Eibar. Na Liga, ele representou a Real Sociedad durante as campanhas de 2005-06 e 2006-07.

Em 2009, Garitano começou a treinar com o Eibar e tornou-se o primeiro técnico da equipe em 2012. Ganhou promoções consecutivas nos dois primeiros anos e alcançou a primeira divisão com o clube em 2014.

No verão de 2017, Garitano foi nomeado treinador do Bilbao Athletic, substituindo José Ángel Ziganda, que havia sido promovido a gerente da primeira equipe. Ele permaneceu nessa posição até 4 de dezembro de 2018, quando chegou a sua vez de assumir o cargo profissional, depois que Eduardo Berizzo, que havia seguido o período de um ano de Ziganda, também foi demitido após um período ainda mais curto.

 

 

Os maiores clubes da Espanha

Os maiores clubes da Espanha >>

Os maiores clubes da Espanha
Os maiores clubes da alemanha

Os maiores clubes da alemanha >>

Os maiores clubes da alemanha
Os maiores clubes da Inglaterra

Os maiores clubes da Inglaterra >>

Os maiores clubes da Inglaterra
Os maiores clubes da Itália

Os maiores clubes da Itália >>

Os maiores clubes da Itália
5 melhores treinadores da Serie A TIM

5 melhores treinadores da Serie A TIM >>

5 melhores treinadores da Serie A TIM
5 melhores treinadores do Brasil

5 melhores treinadores do Brasil >>

5 melhores treinadores do Brasil