Como funciona o mundial de clubes

A Copa do Mundo de Clubes é uma competição anual, com os vencedores da maior competição de cada continente enfrentando um evento do tipo ‘campeões de campeões’.

Por exemplo, o representante da Europa será o vencedor da Liga dos Campeões que aconteceu naquele ano.

Os vencedores dos torneios na Ásia, América do Sul, América do Norte, África e ásia também participarão.

Foi fundado em 2000, no entanto, o formato como o conhecemos agora entrou em vigor em 2005.

Formato

Alguns meses antes da competição começar, é realizada um sorteio que decide as chaves, e onde cada clube aparecerá e irá disputar o seu espaço.

Existem 4 fases nesse torneio que irão mostrando os melhores para a qualificação. Normalmente é dividida em: Play-off, Quartas de final, Semifinais e Final.

Curiosidades

64 clubes participaram da Copa do Mundo de Clubes da FIFA até edição de 2018. Auckland City da Nova Zelândia, com nove participaçoes; Al Ahly SC egípcio e Real Madrid com cinco, FC Barcelona e Pachuca com quatro são os recordistas.

27 diferentes nações já foram representadas na Copa do Mundo de Clubes da FIFA. A presença do Atlético Nacional e Mamelodi Sundowns na edição 2016 acrescentou a Colombia e a África do Sul na lista até que, em 2017, os Emirados Árabes foi adicionado a esta lista que não para de crescer. O Brasil e o México tem a maior

variedade de participantes, com sete times, seguido do Japão com cinco.

16 anos de idade faz do papuásio David Brown, do Auckland City, o jogador mais jovem do torneio na edição de 2012.

5 finais consecutivas entre Europa e América do Sul foram interrompidas pelo TP Mazembe em 2010 com a vitória sobre o Internacional de Porto Alegre nas semifinais.

Cristiano Ronaldo com 1 gol na edição de 2008 (Manchester United), 4 na edição de 2016 (Real Madrid), e 2 em 2017 (Real Madrid), totalizando 7 gols, é o maior artilheiro de todos os tempos do Mundial de Clubes. César Delgado, do Monterrey (MEX), Lionel Messi e Luis Suárez, ambos do FC Barcelona, estão em segundo lugar na artilharia da história do torneio.

O Western Sydney Wandereres, da Austrália, é o clube mais novo a participar de uma edição do Mundial; foi fundado em abril de 2012 com participação em 2014; O Auckland City, da Nova Zelândia, é o segundo clube mais novo; foi fundado no ano de 2004 e participou, pela primeira vez, da edição de 2006.