5 melhores treinadores do Brasil

A avaliação dos melhores treinadores de cada liga é feita através do desempenho de seus clubes na temporada 2019-20.

Jorge Jesus

Jorge Fernando Pinheiro de Jesus, nascido em 24 de julho de 1954, é um ex-jogador e treinador de futebol português. Ele é o atual treinador do clube brasileiro Flamengo.

Ele começou sua carreira no Sporting CP, jogando por outros 12 clubes em 17 anos como profissional, incluindo nove temporadas na Primeira Liga.

Jesus iniciou uma carreira de treinador em 1990, e sua primeira parada na categoria principal foi com Felgueiras na campanha de 1995–96. Trabalhou com várias equipas, chegando ao Benfica em 2009 e conquistando dez troféus (um recorde de clube para um único treinador), além de alcançar duas finais da UEFA Europa League com eles. Ele se tornou treinador do Flamengo em 2019 e venceu a Copa Libertadores e o Campeonato Brasileiro Série A em seu primeiro ano.

Jorge Sampaoli

Jorge Luis Sampaoli Moya, nascido em 13 de março de 1960, é um treinador de futebol argentino, atualmente responsável pelo clube brasileiro Santos FC. Sampaoli começou como jogador jovem e acabou mudando para a administração após uma lesão grave. Sampaoli começou com uma impressionante corrida gerencial em Coronel Bolognesi, no Peru, em 2004, e continuou com breves, mas bem-sucedidos termos, em O’Higgins, no Chile, e Emelec, no Equador.

Sampaoli recebeu elogios como treinador da Universidade do Chile, conquistando três títulos da liga e o campeonato da Copa Sudamericana. Esse sucesso levou-o a treinar a seleção nacional masculina chilena em 2012, substituindo Claudio Borghi. Ele liderou a seleção nacional de futebol do Chile em seu primeiro título da Copa América, depois de derrotar a Argentina na final do torneio de 2015 no Chile. Ele é bem conhecido por suas táticas de ataque semelhantes às de Marcelo Bielsa, de acordo com a imprensa e os fãs.

Em 28 de junho de 2016, Sampaoli assinou um contrato de dois anos com o Sevilha.

Depois de passar apenas um ano na Espanha e levar o Sevilla ao quarto lugar na La Liga, e garantir o futebol da Liga dos Campeões na temporada seguinte, Sampaoli deixou o clube para treinar a seleção argentina, de onde saiu por mútuo consentimento, após uma decepção na Copa do mundo de 2018. Ele finalmente concordou em treinar o clube brasileiro Santos em 2019.

Renato Gaúcho

Renato Portaluppi, também conhecido como Renato Gaúcho, Guaporé, 9 de setembro de 1962, é um técnico e ex-futebolista brasileiro que atuava como ponta-direita. Atualmente comanda o time do Grêmio.

Como treinador do Grêmio, foi campeão da Copa do Brasil em 2016, da Copa Libertadores da América em 2017 e da Recopa Sul-Americana em 2018. Ao conquistar a competição continental em 2017, Renato entrou para o seleto grupo de pessoas que conquistaram a Copa Libertadores da América como jogador e também como treinador, sendo o primeiro brasileiro a conseguir tal feito. Pelos resultados recentes, pela liderança que exerce sobre o vestiário, pela capacidade de mexer decisivamente no time ao longo das partidas e pela plástica com que atuam as suas equipes, Renato é considerado, ao lado de Tite, Mano Menezes e Fábio Carille, um dos melhores técnicos brasileiros em atividade, tendo sido listado pela imprensa internacional também como um dos melhores técnicos do mundo na atualidade.

Mano Menezes

Luiz Antônio Venker Menezes, mais conhecido como Mano Menezes, Nascido em Passo do Sobrado, 11 de junho de 1962, é um treinador e ex-futebolista brasileiro. Atualmente comanda o Palmeiras.

Tem uma carreira vitoriosa, já conquistou 3 copas do brasil, dois campeonatos mineiros, um paulista, duas series B, e 3 gaúchos.

Recentemente saiu do cruzeiro onde ganhou duas das copas do brasil que conquistou e foi contratado pelo Palmeiras, clube de são Paulo que brigava pelo título contra o Flamengo, mas acabou perdendo a disputa.

Tiago Nunes

Tiago Retzlaff Nunes, mais conhecido como Tiago Nunes, Santa Maria, 15 de fevereiro de 1980, é um treinador de futebol brasileiro. Será treinador do Corinthians em 2020.

Nascido em Santa Maria, Rio Grande do Sul, Nunes começou a carreira em meados dos anos 2000. Treinou equipes do interior como: Sapucaiense, Nacional-AM, Riograndense, Bagé e União Frederiquense. em 2013 assumiu a equipe das categorias de base do Grêmio.

Passou também pelo Juventude e Ferroviária, em 13 de maio de 2016 foi anunciado pelo São Paulo-RS, no qual teve uma curta passagem. Em 17 de outubro, foi anunciado pelo Veranópolis.

Em 21 de abril de 2017, Nunes foi anunciado pelo Atlético Paranaense como treinador do sub 23. Como técnico do sub 23, foi campeão paranaense no campeonato profissional, quando o clube utilizou o time de base para disputar o torneio. No dia 27 de junho de 2018, assumiu a equipe principal substituindo Fernando Diniz, tornando-se campeão da Copa Sul-Americana de 2018, da Levain Cup 2019 e da Copa do Brasil de 2019.

Em novembro de 2019, foi anunciado como novo treinador do Corinthians.

 

Os maiores clubes da Espanha

Os maiores clubes da Espanha >>

Os maiores clubes da Espanha
Os maiores clubes da alemanha

Os maiores clubes da alemanha >>

Os maiores clubes da alemanha
Os maiores clubes da Inglaterra

Os maiores clubes da Inglaterra >>

Os maiores clubes da Inglaterra
Os maiores clubes da Itália

Os maiores clubes da Itália >>

Os maiores clubes da Itália
5 melhores treinadores da Serie A TIM

5 melhores treinadores da Serie A TIM >>

5 melhores treinadores da Serie A TIM
5 melhores treinadores da Ligue 1

5 melhores treinadores da Ligue 1 >>

5 melhores treinadores da Ligue 1