Como funciona a liga europa?

UEFA Europa League (abreviada como UEL) é uma competição anual de clubes de futebol organizada pela UEFA desde 1971 para clubes de futebol europeus elegíveis. Os clubes se qualificam para a competição com base em seu desempenho nas ligas nacionais e nas competições de copas. É a competição de segundo nível do futebol europeu de clubes, classificada abaixo da UEFA Champions League.

Anteriormente chamada de Copa da UEFA, a competição é conhecida como Liga Europa da UEFA desde a temporada 2009-10, após uma alteração no formato. Para fins de registros de futebol da UEFA, a Copa da UEFA e a UEFA Europa League são consideradas a mesma competição, com a mudança de nome sendo apenas uma mudança de nome.

Em 1999, a Taça dos Vencedores das Taças UEFA foi abolida e fundida com a Taça UEFA. Para a competição 2004-05, uma fase de grupos foi adicionada antes da fase eliminatória. A mudança de marca de 2009 incluiu uma fusão com a Copa Intertoto da UEFA, produzindo um formato de competição ampliado, com uma fase de grupos expandida e uma mudança nos critérios de qualificação. O vencedor da UEFA Europa League se classifica para a Supercopa da UEFA e, desde a temporada 2014-15, a Liga dos Campeões da UEFA da temporada seguinte, entrando na fase de grupos.

O título foi conquistado por 28 clubes, 13 dos quais venceram mais de uma vez. O clube de maior sucesso na competição é o Sevilha, com cinco títulos.

Formato

A qualificação para a UEFA Europa League consiste em cinco jornadas (preliminar, 1ª, 2ª, 3ª, Playoff) antes da fase de grupos. Nas rodadas qualificativas da 2ª, 3ª e Eliminatória, as equipes são separadas nas duas rotas, a Rota dos Campeões (equipes que venceram suas ligas domésticas e foram eliminadas da qualificação da Liga dos Campeões) e a Rota da Liga (equipes que não venceram suas ligas domésticas) As equipas são colocadas em cada ronda com base no ranking da liga nacional da época anterior e no ranking da federação (federação) no Ranking de Coeficientes dos Clubes das Associações da UEFA.

Todas as rodadas qualificatórias são disputadas sob um sistema de nocaute com dois jogos (casa e fora). A equipe que marca o maior agregado de gols nos dois jogos avança para a próxima rodada. Regras de gol fora de casa se aplicam em caso de empate.

A fase de grupos da UEFA Europa League consiste em 48 equipas separadas em 12 grupos de 4 equipas. Eles incluem os 21 vencedores da fase de qualificação dos playoffs da Europa League (13 da rota da liga e 8 da Rota dos Campeões), as 6 equipes perdidas da fase de qualificação dos playoffs da Liga dos Campeões, as 2 equipes perdedoras da Liga dos Campeões pré-eliminatória (Rota da Liga), as 2 equipes perdedoras da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões (Rota da Liga), o campeão da copa nacional das federações de 1º a 12º, a quarta equipe da liga nacional em quinto lugar, e o nacional o quinto campeonato classificou as equipes de federações em 1º e 4º no ranking de coeficientes de clubes das federações da UEFA.

Na fase de grupos, cada equipe joga a outra duas vezes, em casa e fora, totalizando 6 jogos por equipe. As duas melhores equipes de cada grupo, após 6 jogos, avançam para a Rodada Europa League de 32. Três pontos são ganhos por vitória, 1 ponto por empate e 0 pontos por perda.

A fase eliminatória da UEFA Europa League consiste em cinco rodadas: a rodada de 32, a rodada de 16, as quartas de final, a semifinal e a final. As Rodadas de 32, Rodada de 16, Quartos-de-Final e Semi-Finais são disputadas sob um sistema de nocaute com duas pernas (casa e fora). A equipe que marca o maior agregado de gols nos dois jogos avança para a próxima rodada. Regras de gol fora de casa se aplicam em caso de empate (explicado na parte inferior da página). A final consiste em um único jogo em um local neutro.

Curiosidades

O maior campeão da Liga Europa é o Sevilla com 5 títulos. O time espanhol ventou 5 taças da Uefa Europa League, todas desde 2006, sem jamais ter sido derrotado em uma final.

Na sequência de maiores campeões da Liga Europa, vêm quatro equipes com 3 títulos: Juventus, Inter de Milão, Liverpool e Atlético de Madrid.

Campeão em 2018/2019, o Chelsea se juntou ao grupo de 8 times que venceram a competição europeia duas vezes, incluindo o Real Madrid, maior campeão da história da Liga dos Campeões. Além dos times inglês e espanhol, foram bicampeões: Borussia Mönchengladbach, Tottenham, Porto, Feyenoord, IFK Göteborg e Parma.O maior campeão da Liga Europa é o Sevilla com 5 títulos. O time espanhol ventou 5 taças da Uefa Europa League, todas desde 2006, sem jamais ter sido derrotado em uma final.

Na sequência de maiores campeões da Liga Europa, vêm quatro equipes com 3 títulos: Juventus, Inter de Milão, Liverpool e Atlético de Madrid.

Campeão em 2018/2019, o Chelsea se juntou ao grupo de 8 times que venceram a competição europeia duas vezes, incluindo o Real Madrid, maior campeão da história da Liga dos Campeões. Além dos times inglês e espanhol, foram bicampeões: Borussia Mönchengladbach, Tottenham, Porto, Feyenoord, IFK Göteborg e Parma.

O sueco Henrik Larsson é o maior artilheiro da história da Liga Europa. O ex-jogador de Feyenoord, Celtic e Helsingborg marcou 40 gols em 56 disputados na história da Uefa Europa League.

 

5 melhores goleiros da bundesliga

5 melhores goleiros da bundesliga >>

5 melhores goleiros da bundesliga
5 melhores defensores da bundesliga

5 melhores defensores da bundesliga >>

5 melhores defensores da bundesliga
5 melhores meios-de-campo da bundesliga

5 melhores meios-de-campo da bundesliga >>

5 melhores meios-de-campo da bundesliga
5 melhores atacantes da bundesliga

5 melhores atacantes da bundesliga >>

5 melhores atacantes da bundesliga
5 melhores meios-de-campo da PL

5 melhores meios-de-campo da PL >>

5 melhores meios-de-campo da PL
5 melhores defensores da Premier League

5 melhores defensores da Premier League >>

5 melhores defensores da Premier League