Fluminense

Fluminense Football Club é uma agremiação poliesportiva e cultural sediada no bairro de Laranjeiras, Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil, fundada em 21 de julho de 1902. É uma sociedade civil de caráter desportivo, que tem como principal atividade o futebol.

Um dos quatro grandes clubes do Rio de Janeiro, primeiro entre os doze maiores do Brasil a entrar em campo e a ostentar a palavra futebol no nome, o Fluminense é o clube que mais disputou campeonatos estaduais no Brasil, tendo sido a sua primeira participação em 1906 e a de 2018 a sua 114ª. Tendo campo de jogo anteriormente e construído em seu lugar o primeiro estádio, estrutura de cimento, da América Latina, ainda em 1919, abrigou os grandes jogos do futebol carioca e da Seleção Brasileira em seus primórdios, tendo sido apontado em 1949 pelo presidente da FIFA, Jules Rimet, como a organização esportiva mais perfeita do mundo, com a FIFA reconhecendo o seu gigantismo e pioneirismo, essa última uma característica marcante do clube, ao parabenizar o Fluminense por ocasião de seu aniversário de 112 anos.

Foi o seu Estádio de Laranjeiras a primeira sede da seleção nacional, onde ela permaneceu invicta em 18 jogos disputados entre 1914 e 1932, e onde conquistou os seus dois primeiros títulos relevantes, as edições da Campeonato Sul-Americano de Seleções, atual Copa América, de 1919 e 1922, sendo o Fluminense o clube que mais cedeu técnicos e comissões técnicas a Seleção Brasileira, com oito técnicos e 10 comissões cedidas até os dias atuais.

Também no primeiro título internacional relevante conquistado pela Seleção Brasileira no exterior, o Campeonato Pan-Americano de 1952 disputado no Chile, apenas dois anos após a traumática perda da Copa do Mundo de 1950, o Fluminense contribuiu com o seu técnico Zezé Moreira e com os jogadores Castilho, Pinheiro e Didi, titulares nas cinco partidas disputadas pela seleção canarinho, além de Bigode, no mesmo ano em que o Flu conquistaria a Copa Rio, tendo sido ainda representado por seus atletas em quatorze Copas do Mundo, fora os atletas e treinadores formados no Fluminense que serviram a Seleção após terem saído do Tricolor, entre os quais se destacam nomes como Telê Santana e Carlos Alberto Parreira, sem pcontar João Havelange, torcedor, ex-atleta e presidente de honra do Fluminense, que presidiria ainda a CBD e a FIFA.

Principais Títulos

O Fluminense é um gigante do cenário internacional, e por isso tem uma história recheada de títulos.

Como temos uma extensa lista, colocaremos apenas os dos últimos 15 anos.

2005 Taça Rio

2005 Troféu O DIA

2005 Taça 60 anos Rádio Tupi

2005 Taça 100 anos Rotary Club

2005 Troféu GOL DE PLACA

2005 Campeonato Carioca

2007 Copa do Brasil

2010 Troféu Osmar Santos

2010 Campeonato Brasileiro

2011 Troféu João Saldanha

2012 Campeonato Carioca

2012 Campeonato Brasileiro

2013 Troféu Nova Iguaçu

2016 Primeira Liga

2017 Taça Guanabara

2018 Taça Rio

Principais Ídolos

O Fluminense Football Club foi casa de diversos jogadores importantíssimos na história do futebol.

Thiago Silva

Apelidado de Monstro pelos tricolores, Thiago Silva é idolatrado pela torcida, que não se esquece da dedicação do atleta, que sempre admitiu ser torcedor do clube carioca

Conca

O Argentino chegou ao Fluminense em 2008 após uma discreta passagem pelo Vasco. Logo se tornou um dos destaques da campanha da Libertadores daquele ano, onde pela primeira vez o Tricolor chegou à decisão. Porém, foi na conquista do Brasileirão de 2010 que o meia entrou para o hall dos grandes nomes do clube, sendo o principal destaque do título.

Fred

Passou sete anos jogando pelo Fluminense, onde foi considerado ídolo pelo clube e a torcida. Jogou duas Copas do Mundo pela Seleção Brasileira, onde conquistou uma Copa América e uma Copa das Confederações, marcando dois gols na final.

Assis

Principal referência da geração que encantou o país nos anos 80 com a camisa tricolor, Assis passou a ser chamado de Carrasco Rubro-Negro, por sempre decidir os jogos finais contra o Flamengo. Ao lado de Washington formou o famoso casal 20

Telê Santana

Recebeu o apelido de ‘’Fio de Esperança’’ em um concurso popular. O motivo? Enquanto ele estava em campo, os tricolores tinham esperança na vitória. Jogador incansável, decidiu vários jogos nos minutos finais. Desempenhou funções táticas pioneiras para o seu tempo, como o “falso ponta”, que recua para armar o jogo e o quarto homem de meio de campo. Foi campeão pelo Fluminense como jogador e como técnico.

Washington

Ao lado de Assis, “o carrasco”, formou uma das duplas mais carismáticas e vitoriosas da história do clube. Era um dos principais artilheiros do time tricampeão e em sua vasta coleção de gols, alguns momentos antológicos, como o de bicicleta contra o Flamengo, ou driblando meio time, contra o Vasco. O carinho pelo jogador era tanto que, em 2009, a torcida tricolor se mobilizou e realizou no Maracanã a campanha Washington Day, que tinha como objetivo obter recursos para o ídolo realizar tratamento contra a esclerose lateral amiotrófica (ELA), doença neurodegenerativa e sem cura.

 

Acima/Abaixo GOLS

Acima/Abaixo GOLS >>

Acima/Abaixo GOLS
Sport Club Internacional

Sport Club Internacional >>

Sport Club Internacional
Corinthians

Corinthians >>

Corinthians
São Paulo Futebol Clube

São Paulo Futebol Clube >>

São Paulo Futebol Clube
Santos Futebol Clube

Santos Futebol Clube >>

Santos Futebol Clube