Como funciona o mundial de clubes

A Copa do Mundo de Clubes é uma competição anual, com os vencedores da maior competição de cada continente enfrentando um evento do tipo ‘campeões de campeões’.

Por exemplo, o representante da Europa será o vencedor da Liga dos Campeões que aconteceu naquele ano, no caso do ano desse artigo (2019) será o Liverpool que representará os europeus.

Os vencedores dos torneios na Ásia, América do Sul, América do Norte, África e ásia também participarão.

Foi fundado em 2000, no entanto, o formato como o conhecemos agora entrou em vigor em 2005.

Quais equipes se classificaram para a Copa do Mundo de Clubes de 2019?

Os campeões das competições mais importantes encontradas nos continentes são os que viajam para o país sede do mundial de clubes e disputarão jogos para que algum se torne o campeão. No ano de 2019 será o seguinte:

O Liverpool (UEFA) participará da competição após o sucesso da Liga dos Campeões em 2018-19. Esta será a segunda vez que eles participarão da competição após a participação na edição de 2005, onde perderam para São Paulo na final.

Devido ao congestionamento de dezembro em que os Reds disputarão os quartos-de-final da Copa Carabao contra o Aston Villa em 17 de dezembro, bem como a semifinal da Copa do Mundo de Clubes um dia depois em 18 de dezembro, Jurgen Klopp confirmou que campo duas equipes diferentes para os dois jogos.

Datas alternativas foram sugeridas, mas devido à agenda lotada de jogos festivos, os Reds terão que jogar os dois jogos simultaneamente.

Um comunicado do clube dizia: “O Liverpool Football Club pode confirmar que o embate nos quartos-de-final da Carabao Cup no Aston Villa ocorrerá na terça-feira, 17 de dezembro de 2019.

“Como resultado, utilizaremos dois times simultaneamente, com um time participando da Copa do Mundo de Clubes da FIFA no Catar e outro na Carabao Cup.

“O clube gostaria de aproveitar esta oportunidade para sublinhar que, embora este não seja um cenário ideal, é um resultado alcançado com os melhores interesses da competição, nossos colegas clubes e nós como o único fator motivador”.

Monterrey (CONCACAF) está aparecendo na sua quarta Copa do Mundo de Clubes depois de vencer a Liga dos Campeões da CONCACAF.

O Hienghene Sport (OCF) também deve participar, enquanto o campeão do Qatar Stars League, Al-Sadd, entra como anfitrião.

Esperance de Tunis (CAF) entra como os vencedores da Liga dos Campeões da CAF 2018-19.

Os participantes da AFC e da CONMEBOL ainda não foram confirmados.

Formato

Alguns meses antes da competição começar, é realizada um sorteio que decide as chaves, e onde cada clube aparecerá e irá disputar o seu espaço.

Existem 4 fases nesse torneio que irão mostrando os melhores para a qualificação. Normalmente é dividida em: Play-off, Quartas de final, Semifinais e Final.

Curiosidades

64 clubes participaram da Copa do Mundo de Clubes da FIFA até edição de 2018. Auckland City da Nova Zelândia, com nove participaçoes; Al Ahly SC egípcio e Real Madrid com cinco, FC Barcelona e Pachuca com quatro são os recordistas.

27 diferentes nações já foram representadas na Copa do Mundo de Clubes da FIFA. A presença do Atlético Nacional e Mamelodi Sundowns na edição 2016 acrescentou a Colombia e a África do Sul na lista até que, em 2017, os Emirados Árabes foi adicionado a esta lista que não para de crescer. O Brasil e o México tem a maior

variedade de participantes, com sete times, seguido do Japão com cinco.

16 anos de idade faz do papuásio David Brown, do Auckland City, o jogador mais jovem do torneio na edição de 2012.

5 finais consecutivas entre Europa e América do Sul foram interrompidas pelo TP Mazembe em 2010 com a vitória sobre o Internacional de Porto Alegre nas semifinais.

Cristiano Ronaldo com 1 gol na edição de 2008 (Manchester United), 4 na edição de 2016 (Real Madrid), e 2 em 2017 (Real Madrid), totalizando 7 gols, é o maior artilheiro de todos os tempos do Mundial de Clubes. César Delgado, do Monterrey (MEX), Lionel Messi e Luis Suárez, ambos do FC Barcelona, estão em segundo lugar na artilharia da história do torneio.

O Western Sydney Wandereres, da Austrália, é o clube mais novo a participar de uma edição do Mundial; foi fundado em abril de 2012 com participação em 2014; O Auckland City, da Nova Zelândia, é o segundo clube mais novo; foi fundado no ano de 2004 e participou, pela primeira vez, da edição de 2006.

 

 

Os maiores clubes da Espanha

Os maiores clubes da Espanha >>

Os maiores clubes da Espanha
Os maiores clubes da alemanha

Os maiores clubes da alemanha >>

Os maiores clubes da alemanha
Os maiores clubes da Inglaterra

Os maiores clubes da Inglaterra >>

Os maiores clubes da Inglaterra
Os maiores clubes da Itália

Os maiores clubes da Itália >>

Os maiores clubes da Itália
5 melhores treinadores da Serie A TIM

5 melhores treinadores da Serie A TIM >>

5 melhores treinadores da Serie A TIM
5 melhores treinadores do Brasil

5 melhores treinadores do Brasil >>

5 melhores treinadores do Brasil