Como funciona a premier league?

A English Premier League é a liga de futebol mais rica do mundo. Somente a NFL nos EUA pode comparar-se à EPL em receita, embora a última tenha uma audiência global maior. Milhões de fãs em todo o mundo assistem todas as semanas a alguns dos melhores clubes de futebol do mundo na luta pela supremacia. Seja você um novo fã após alguma competição ou esteja assistindo desde o início da liga, se quiser saber como a Premier League funciona, você veio ao lugar certo.

Todos os clubes da Primeira Divisão deixaram a Liga Inglesa de Futebol para iniciar sua própria liga no início de 1992. O formato da competição e as equipes permaneceram as mesmas de quando os clubes estavam na Primeira Divisão, só que agora os clubes podiam ganhar mais dinheiro com os direitos de TV.

Existem 20 equipes na Premier League inglesa a cada temporada.  A liga começou com 22 equipes em 1992. A Premier League reduziu seus números para 20 no início da temporada 1995-96, que se mantém firme desde então.

Formato

Cada uma das 20 equipes joga com as outras 19 equipes duas vezes – uma em casa e outra fora – em um total de 38 partidas. Três pontos são ganhos por uma vitória e um ponto por empate. A equipe com mais pontos no final da temporada é declarada campeã.

Desempate, se necessário, é um diferencial de gol e gol marcado. Se as equipes ainda estiverem empatadas após o desempate, os clubes terão um playoff em local neutro apenas se a posição dos clubes for necessária para determinar o campeonato, rebaixamento ou qualificação para a competição européia.

Os três clubes de último lugar na Premier League são rebaixados para o Campeonato da Liga Inglesa de Futebol, o segundo nível do futebol inglês.

Não há playoffs para rebaixamento – no final da temporada, as três equipes na parte inferior da mesa são automaticamente enviadas para baixo.

Os três clubes rebaixados são substituídos por três equipes promovidas no campeonato da EFL. O campeonato, que tem 24 equipes, também joga duas rodadas e envia os dois primeiros classificados para a Premier League automaticamente. As equipes que terminam em terceiro e sexto entram em playoff. As semifinais são disputadas com duas pernas cada, enquanto a final é uma partida única, geralmente no Estádio de Wembley, em Londres. O vencedor se junta aos outros dois clubes na Premier League na próxima temporada.

Curiosidades

Desde que a Liga começou em 1992, houve seis vencedores diferentes: Manchester United, Arsenal, Chelsea, Manchester City, Blackburn Rovers e Leicester City. O Man Utd teve o maior sucesso com 13 títulos nas 25 temporadas até agora.

O Man City tem o recorde da Premier League pela maior margem de vitória, quando terminou 19 pontos à frente do segundo colocado Manchester United em 2017/18.

A margem de vitória mais estreita da diferença de +8 gols ocorreu em 2011/12, quando o gol de Sergio Aguero, no intervalo do último dia da temporada, deu ao Man City o título na final mais dramática da Premier League.

O Arsenal de Arsene Wenger é o único time que perdeu toda a campanha da Premier League. Essa temporada recorde foi marcada em 2003/04, quando conquistaram o título com 11 pontos do Chelsea.

Houve três campeões diferentes da Premier League nos últimos quatro anos, com o Leicester City encerrando uma incrível história esportiva ao conquistar o título em 2015/16.

O Manchester City é o atual campeão, tendo conquistado seus últimos 14 jogos na primeira divisão, terminando apenas um ponto à frente de um time do Liverpool que conquistou 97 pontos em 2018/19.

Um total de 49 clubes jogou na Premier League, com Brighton & Hove Albion e Huddersfield Town sendo os últimos a estrear em 2017/18.

Seis clubes estão “sempre presentes”, estando na Premier League desde a sua formação: Arsenal, Chelsea, Everton, Liverpool, Manchester United e Tottenham Hotspur.

As equipes que terminam entre os três primeiros da Premier League se classificam para a fase de grupos da próxima Liga dos Campeões da UEFA, com a quarta colocada na fase de qualificação da UCL.

Um quinto lugar na Premier League colocará uma equipe na UEFA Europa League, mas as próximas melhores equipes que não se qualificarem para a Europa também entrarão na competição, caso os vencedores da FA Cup e / ou da Copa da Liga terminem entre os primeiros.

5 melhores goleiros da bundesliga

5 melhores goleiros da bundesliga >>

5 melhores goleiros da bundesliga
5 melhores defensores da bundesliga

5 melhores defensores da bundesliga >>

5 melhores defensores da bundesliga
5 melhores meios-de-campo da bundesliga

5 melhores meios-de-campo da bundesliga >>

5 melhores meios-de-campo da bundesliga
5 melhores atacantes da bundesliga

5 melhores atacantes da bundesliga >>

5 melhores atacantes da bundesliga
5 melhores meios-de-campo da PL

5 melhores meios-de-campo da PL >>

5 melhores meios-de-campo da PL
5 melhores defensores da Premier League

5 melhores defensores da Premier League >>

5 melhores defensores da Premier League