Como funciona a La Liga?

A Divisão Primera da Espanha é composta por 20 equipes. O formato usual se aplica, onde as equipes se enfrentam duas vezes: em casa e fora. No final da temporada, cada equipe terá jogado 38 jogos. O time com mais pontos no final da temporada é o campeão.

As partidas são disputadas todo fim de semana durante toda a temporada, exceto quando há uma pausa para jogos internacionais. Os jogos ocorrem nos sábados e domingos à tarde e à noite, com alguns pontapés de manhã (os horários dos pontapés variam). Na temporada 2009-10, também foi introduzida uma partida na noite de segunda-feira. Há também jogos no meio da semana em períodos intermitentes ao longo da temporada, com esses jogos disputados nas noites de terça, quarta e quinta-feira.

As correspondências geralmente são remarcadas com menos de duas semanas de antecedência devido a requisitos de TV,

O sistema de pontos

Três pontos são concedidos por uma vitória, um por empate e nenhum por derrota. Uma equipe não pode acumular mais pontos marcando mais gols em uma partida, embora isso ajude o registro frente a frente com outras equipes, bem como a diferença de gols.

A La Liga difere de outras ligas porque os registros de confrontos diretos das equipes são usados ​​para separá-los, caso sejam iguais em pontos. O time que tiver a melhor diferença de gols nas duas partidas será o mais alto se os pontos forem iguais. Se a diferença de gols cara a cara é a mesma, a diferença de gols durante toda a temporada é usada e os gols marcados.

Quando mais de duas equipes compartilham o mesmo número de pontos, os pontos acumulados nas partidas entre as equipes são usados ​​para classificá-las e, em seguida, a diferença de objetivos, se necessário. Se isso não for suficiente, a diferença de gols é usada durante toda a temporada, e os gols marcados. Restrições adicionais raramente são necessárias além disso.

A tabela da liga

Os vencedores da Primeira Divisão entram automaticamente na Liga dos Campeões da temporada seguinte . Isso também se aplica aos segundos classificados e à equipe que terminar em terceiro. A equipe do quarto colocado deve passar pela terceira pré-eliminatória antes de assumir o lugar na fase de grupos da Liga dos Campeões.

As equipes que terminam em quinto e sexto lugar entram na Liga Europa.

Rebaixamento e promoção

Os três clubes inferiores da Primeira Divisão são rebaixados para a Segunda Divisão – a divisão abaixo. Essas equipes são substituídas pelas três equipes mais bem classificadas no final dos 42 jogos da Segunda Divisão.

É incomum que qualquer equipe seja rebaixada com 40 pontos e, como em outras ligas com 20 equipes, esse é o objetivo dos clubes que buscam evitar a queda.

Curiosidades

Um total de 62 equipes competiram na La Liga desde o seu início. Nove times foram campeões, com o Real Madrid conquistando o título 33 vezes e o Barcelona 26 vezes. O Barcelona venceu a La Liga inaugural em 1929, com o Athletic Bilbao conquistando vários títulos nos primeiros anos da liga. Nos anos 40, Valência , Atlético de Madrid e Barcelona emergiram como os clubes mais fortes conquistando vários títulos.

5 melhores goleiros da bundesliga

5 melhores goleiros da bundesliga >>

5 melhores goleiros da bundesliga
5 melhores defensores da bundesliga

5 melhores defensores da bundesliga >>

5 melhores defensores da bundesliga
5 melhores meios-de-campo da bundesliga

5 melhores meios-de-campo da bundesliga >>

5 melhores meios-de-campo da bundesliga
5 melhores atacantes da bundesliga

5 melhores atacantes da bundesliga >>

5 melhores atacantes da bundesliga
5 melhores meios-de-campo da PL

5 melhores meios-de-campo da PL >>

5 melhores meios-de-campo da PL
5 melhores defensores da Premier League

5 melhores defensores da Premier League >>

5 melhores defensores da Premier League