Como funciona a champions league?

A premissa mais simples da UEFA Champions League é a seguinte: uma competição de copas entre os campeões de cada nação europeia. Porém, a realidade é muito mais complicada.

Uma breve história

A UEFA Champions League, ou como era conhecida na época, a Copa dos Campeões Europeus, foi disputada pela primeira vez em 1955, com os competidores escolhidos pela magaizine francesa L’Equipe por serem os clubes de maior prestígio na Europa. O Real Madrid foi o vencedor do torneio e venceu o primeiro 5. A competição evoluiu gradualmente para incluir os campeões de cada um dos países da UEFA, e algumas das equipes mais bem-sucedidas incluem Real, Barcelona, AC Milan e Bayern de Munique. Em 1992, no entanto, a nova onda de dinheiro no futebol levou a UEFA a mudar completamente a estrutura da competição, adicionando uma fase de grupos e permitindo que várias equipes de cada país competissem. Não entrarei em detalhes sobre como isso funcionou, mas a partir de 2009, veja como a Liga dos Campeões funcionou.

Como funciona

Alocação de Locais

Isso é decidido de acordo com o desempenho dos clubes de uma nação nas competições europeias. Espanha e Inglaterra têm 4 lugares na Liga dos Campeões porque seus clubes foram bem-sucedidos na Liga dos Campeões nas últimas 6 temporadas. O mesmo motivo significa que a Itália e a França têm menos, e por que nações como Andorra e Estônia têm apenas 1 e nas rodadas de classificação mais baixa. Se um clube da Estônia vencesse várias Ligas dos Campeões consecutivas, a Estônia receberia mais vagas.

Qualificadores

A competição começa com as fases de qualificação, com duas séries de rodadas de qualificação, dando às equipes a chance de chegar à fase de grupos (mencionarei isso mais tarde). O primeiro fluxo é para os clubes campeões dos países menores e mais obscuros, como Andorra, Letônia e Estônia. Nesta temporada, havia diversos clubes nesse fluxo, que acabaram se tornando apenas alguns que avançaram para a fase de grupos. O segundo fluxo é para clubes de países maiores que recebem mais posições, como Espanha, Portugal ou França, para citar alguns. Esses caras têm uma rota muito mais fácil, sendo direto para a última etapa da qualificação antes de jogarem um contra o outro.

Fase de grupos

A fase de grupos de 32 equipes compreende a maior parte da competição. As 10 equipes que passaram pelas eliminatórias se juntam a 22 equipes, incluindo campeões de grandes e médias nações, vice-campeões em nações maiores e até o terceiro colocado da Espanha, Alemanha e Inglaterra.
Cada equipe jogará duas das outras 3 equipes do grupo duas vezes, em casa e fora, por um total de 6 jogos. 3 pontos por vitória, 1 empate e 0 por derrota. Se duas equipes são iguais em pontos no final dos 6 jogos, a equipe que progride é a equipe que se saiu melhor nos jogos entre essas duas equipes, e não a diferença geral de objetivos.
As duas melhores equipes de cada grupo avançarão para a fase eliminatória da competição.

Primeira eliminatória

As equipes que terminaram em 1º ou 2º em seus grupos são organizadas em 2 grupos, com as equipes que terminaram em 1º em seu grupo sendo sorteadas contra um time que terminou em 2º em seu grupo. Essas partidas são conhecidas como Oitavas ou Rodada de 16. As equipes jogarão em casa e fora, com a equipe com a melhor diferença de gols nas duas etapas, progredindo para as quartas de final. Se as equipes tiverem a mesma diferença de golos em duas pernas (por exemplo, o time A venceu 2 a 1, o time B vence 1 a 0), o time com o maior número de gols fora passará para a próxima rodada. Se eles tiverem a mesma quantidade de gols fora, a partida será penalizada. Os vencedores de cada uma das 8 partidas avançarão para as quartas de final.

Quartas de final

As 8 equipes finais da competição avançam para esta etapa, onde são sorteadas aleatoriamente contra um dos outros vencedores da primeira eliminatória. As mesmas regras para a primeira rodada eliminatória se aplicam a essa, com 2 jogos em casa e fora de casa decididos pela diferença de gols, gols fora ou penalidades.

Semi-finais

Os vencedores das quartas de final avançam para as semifinais, com as mesmas regras das quartas de final e da rodada dos 16.

Final

A final da UEFA Champions League acontece normalmente no último fim de semana de maio ou no primeiro fim de semana de junho e é diferente das outras eliminatórias, uma partida única em um local pré-determinado. É um conceito simples – quem ganha o jogo ganha o troféu. Se as equipes são sorteadas após 90 minutos, o jogo vai para o prolongamento, e se após o prolongamento ainda houver um impasse, ele será penalizado. Quem vencer a disputa de pênaltis é coroado campeão da Europa.

Curiosidades

O Real Madrid é o clube mais bem sucedido da história da competição, tendo ganho o torneio 13 vezes, incluindo as primeiras cinco temporadas. Os clubes espanhóis acumularam o maior número de vitórias (18 vitórias), seguido da Inglaterra (13 vitórias) e Itália (12 vitórias). A competição foi conquistada por 22 clubes diferentes, 12 dos quais ganhou mais de uma vez. A única equipe tricampeã consecutiva desde que a competição adotou o molde atual (na temporada 1992-93, como UEFA Champions League) foi o Real Madrid garantindo seu décimo terceiro título ao derrotar o Liverpool por 3-1 na final de 2017-2018. Assim, eles se tornaram a primeira equipe na história da Liga dos Campeões da UEFA a defender o seu título com sucesso.

5 melhores goleiros da bundesliga

5 melhores goleiros da bundesliga >>

5 melhores goleiros da bundesliga
5 melhores defensores da bundesliga

5 melhores defensores da bundesliga >>

5 melhores defensores da bundesliga
5 melhores meios-de-campo da bundesliga

5 melhores meios-de-campo da bundesliga >>

5 melhores meios-de-campo da bundesliga
5 melhores atacantes da bundesliga

5 melhores atacantes da bundesliga >>

5 melhores atacantes da bundesliga
5 melhores meios-de-campo da PL

5 melhores meios-de-campo da PL >>

5 melhores meios-de-campo da PL
5 melhores defensores da Premier League

5 melhores defensores da Premier League >>

5 melhores defensores da Premier League